segunda-feira, 5 de junho de 2017

De volta às origens - Parte I


Eu era um adolescente quieto, introvertido e acima do peso. O típico gordinho nerd que as meninas não davam bola, até porque eu não tinha confiança para chegar em ninguém. Tinha poucos, porém bons amigos (saudades deles), então ficava em pequenos grupos com os quais me relacionava exclusivamente. Existia também a galera da igreja com quem andava nos finais de semana, tenho boas recordações dessa época, era uma vida mais simples e com amizades sinceras.

Eu, na adolescência... o típico gordo nerd.

Morava num lugar longe. Longe de tudo, até do centro da cidade. Me deslocava muito para ir a banco, correio e escola, numa época em que nem sonhava com carro e os ônibus não possuíam ar-condicionado e sol ardia a pino. Não tinha nada para fazer de lazer, mas adolescente se diverte com pouco né. Eu sentia que não pertencia àquilo ali, sempre senti isso. Se tinha uma certeza na vida é que não queria morar ali para sempre e me mandaria assim que possível.

Cursei o Ensino Fundamental no ensino público, mas minha avó pilhou meus pais de me colocarem num colégio particular durante o ensino médio. Pensando nisso aqui agora, vejo que sou muito grato a ela por isso. Meus pais diziam que seria muito caro e gastariam muito com passagem de ônibus, mas no final de alguma forma eles cederam. Me colocaram num colégio que uma prima minha havia acabado de se formar, não era o mais caro, mas era o melhor para o que eu precisava, mesmo que na época eu não tivesse ciência disso ainda. Ao passar do tempo me deparei com um novo jeito de ensino, e uma relação Professor X Aluno totalmente diferente do que já havia visto antes e além disso eles tentavam mostrar aos alunos o valor de ser aprovado numa universidade pública, já que a maioria não tinha dinheiro para pagar uma faculdade particular. De alguma forma, aquilo me estimulou de verdade, e eu decidi que tinha que abdicar de certas coisas em prol de um futuro melhor. Eles me ganharam, e foi a melhor coisa que aconteceu comigo. Estudei, estudei muito, minha mente só girava em torno dos estudos. Era uma fase muito boa da vida que eu estava abrindo mão, deixando de sair com meninas, de curtir esse momento para fazer merda e tudo o mais. Sei que muitos amigos que tenho hoje tiveram a oportunidade de fazer intercâmbio, curtir festas e tirar onda com o carro do pai mas isso eu nem contemplava, não era o meu mundo.

Meu tênis de marca naquela época.

E aí, o que aconteceu depois disso? Eu tive “sorte” e consegui ser aprovado num curso de Nível Superior bom, totalmente gratuito e que ainda me pagava um salário todo o mês para estudar. É incrível como certas oportunidades só surgem para aqueles que estão se preparando, até aquele ano eu nem sabia que o tal curso existia. Aí, sabe como é né como ninguém da cidade havia passado em algo do tipo ainda, algumas pessoas que eu nem conhecia vinham me perguntar se eu era fulano e me davam os parabéns pela aprovação, outras começaram a inventar história dizendo que meu avô havia comprado a minha vaga no curso... hahaha, quem dera meus avós tivessem dinheiro para algo do tipo. Tentar tirar o mérito dos outros não deveria fazer com que as pessoas se sentissem menos fracassadas, mas acontece, infelizmente. 

Ahhh o gostinho do sucesso...

Na continuação desse post, vou descrever as situações que eu passei da época da faculdade para cá.

Abraço,

Pirata.

6 comentários:

  1. Ae Pirata, história interessante... no aguardo da segunda parte

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Pirata.

    Muito legal ver no seu texto a verdade que muitos esquecem: força de vontade e capacidade (pela educação, conforme seu texto) conseguem transformar a vida de uma pessoa e abrir muitas portas.

    Parabéns pelo blog, pelas oportunidades que teve capacidade para aproveitar e pelo patrimônio que está construindo.

    Bem-vindo à blogosfera financeira!

    ResponderExcluir
  3. Olá Pirata!
    Sempre me irritei com aqueles que diziam que consegui as coisas por sorte!
    Hoje me reconciliei com ela, a sorte. Concordo que a sorte só irá sorrir para aquele que estiver preparado!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Janota! Tem que saber aproveitar as oportunidades.
      Abçs!

      Excluir