sábado, 3 de junho de 2017

A carteira do Pirata - Maio de 2017 - R$ 157.370,59


Olá futuros milionários!

Hoje trago aqui a primeira atualização do meu balanço patrimonial do blog. Comecei a aportar no início de 2015, antes não possuía nada, apenas dívidas. Talvez eu conte essa história em outro post, mas olhando para trás percebo minha evolução, não somente financeira, mas também de conhecimento. Meu primeiro aporte foi no Tesouro Selic, acabei fazendo por recomendação de um amigo. Não entendia nada, mas era preciso me capitalizar, disso eu tinha certeza. Pensando no pouquinho que coloquei e no que tenho hoje, sou muito grato por ter tido boas influências que me apresentaram um novo horizonte: A possibilidade da Independência Financeira!

O caminho até aqui foi bem tortuoso. Errei várias vezes, mas tudo fez parte do processo de aprendizado. Troquei de planilha umas três vezes, me virei para conseguir controlar tudo e acabei tendo dados não muito confiáveis até aqui em relação a aportes e rentabilidades, de maneira que essas informações precisarão ser garimpadas nas corretoras caso eu queira reavê-las. Queria muito ter meu gráfico de evolução patrimonial igual a tantos da blogosfera, mas por enquanto se contentem com o que vou postar daqui para frente por favor...rs

Bem, vamos aos números:

1- Renda Fixa: R$ 67.848,45 distribuídos em NTNBs, Selic e Debentures.

2- FIIs: R$ 25.305,59 distribuídos em: AEFI11, FEXC11, BBRC11, BBPO11, BRCR11 e VRTA11.

3- Ações: R$ 28.924,50 distribuídos em: WIZS3, LREN3 e CIEL3.

4-Fundos de Investimentos: R$ 35.292,05

Total: R$ 157.370,59


Obs: Possuo também um imóvel que está em processo de venda mas não vou colocar aqui ainda porque é muito difícil estimar um preço enquanto ele não é vendido. Talvez nos próximos meses o patrimônio líquido e os aportes cresçam consideravelmente.


Eu pensando em quanto vou conseguir naquela casa....


Distribuição percentual dos Ativos


1- Renda Fixa: 43,11%

2-FIIs: 16,08%

3- Ações: 18,38%

4-Fundos de Investimentos: 22,43%



Aporte do Mês


Esse mês consegui apotar R$ 5.000, que na teoria iria ser usado para aumentar minha posição em ações mas tenho passado por momentos de instabilidade no trabalho e resolvi deixar num fundo de renda fixa, que varia bem parecido com o Tesouro Selic. Quando esse momento passar, poderei realocar o dinheiro.

"A melhor coisa que o dinheiro pode comprar é a independência financeira."  - Mr.Money Mustache



Abraços a todos!


5 comentários:

  1. Olá Pirata!

    Tive que fazer a mesma coisa pra fazer minha planilha. Abrir a conta da corretora e ir garimpando os extratos mensais. Deu trabalho mas agora está tudo organizado!

    Parabéns pelo patrimônio!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. pirata!
    parabéns pelo aporte e bem vindo a finansfera!
    muito legal seu blog e seu personagem! hehehehe

    o bom de vc ficar navegando no mar eh q não gasta com alimentação e compras do dia a dia... hehehehe o $ rende muito mais!
    grande abraço e seja constante nos posts mensais!
    PD7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala PD7, é um prazer ter você aqui comentando no blog!

      Com certeza, tem dia que estou em casa e torço logo para embarcar porque vejo os gastos do cartão só aumentarem! kkkkk

      Grande Abraço, vou te add aqui no meu blogroll. VLW!

      Excluir