segunda-feira, 17 de julho de 2017

O Guia do Sucesso Financeiro

Olá futuros milionários!

Resolvi compartilhar aqui uma lista na qual venho refletindo sempre depois de aportar. A paciência é uma qualidade fundamental do investidor, no entanto, a gente, que faz parte dessa geração microondas, quer sempre acelerar o processo. Os itens são extremamente simples, mas cumprí-los na prática nem sempre é tão fácil.

1 Passo: Nasça rico.


Brincadeira pessoal, só para descontrair. Kkk

1- Comece investindo em você.


Estude, se prepare e tenha uma fonte primária de renda capaz de te gerar bons aportes mensalmente.
Talvez esse item seja dispensável para as pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho e já possuem uma carreira definida, no entanto, o intuito aqui é também abranger os mais jovens e os que não sabem o que querem da vida. Para muitos, essa etapa já se concluiu e não pode ser mudada, se esse é o seu caso, nem tudo está perdido. Ainda restam os outros passos.

2- Diminua seu custo de vida.


A matemática é simples: Receita - Despesas mensais = Aporte. Uma vez que a receita tende a se manter a mesma, a menos que consiga promoções ou aumento salarial, o que pode ser feito é reduzir seus gastos. É importante que saiba que na fase de acumulação de patrimônio, o valor do aporte é muito mais decisivo do que altos rendimentos no portfólio. Como o objetivo aqui não é a defesa desse argumento, essa explicação fica para um próximo post. (Se alguém pedir nos comentários ou se eu mesmo tiver disposição...rs). Há várias coisas nesse âmbito que podem ser feitas. Você assiste mesmo a todos aqueles canais da TV paga? Precisa realmente de gastar tanto dinheiro jantando fora ou com itens para firmar seu status social? Essas são algumas perguntas que cada um deve responder a si mesmo. Como cada um indivíduo tem necessidades próprias, se satisfaz mais com determinados tipos de coisas que outros não se satisfazem, não condeno aqui o estilo de vida de ninguém. Cada um sabe de si. O que tenho a compartilhar com os interessados a se aprofundarem nestas questões é que pesquisem sobre o estoicismo e sobre um movimento chamado minimalismo. Existe um documentário na Netflix que aborda bem o tema. Segue o trailer abaixo:




3 - Obtenha bons rendimentos.


Não podemos controlar quais serão os movimentos dos mercados, da economia, do governo e afins, mas podemos controlar a forma como aplicamos o nosso suado dinheiro, entendendo o contexto no qual estamos inseridos e de que forma os ativos tendem a variar de acordo com as perspectivas. Para isso, o investidor deve procurar aumentar seu conhecimento sobre finanças e seus investimentos. Estude, estude bem porque existe cada asneira que vem se propagando agora com essa tendência de experts do mercado, dizendo o que comprar, mostrando qual a bola da vez, qual ativo de valorizar 1000 porcento no ano e outras coisas. Não caia nessa furada. Disciplina, paciência e boas escolhas. Essa é a bola da vez.

4 - Aumente os aportes.


Chegamos ao ponto mais trabalhoso, porém com o maior potencial evolutivo. Já que o salário tende a ser fixo e as despesas mensais podem diminuir substancialmente mas de forma limitada, é necessário melhorar a fórmula básica da acumulação, que fica assim: (Renda Primária + Renda Extra) - Despesas mensais = Aporte.

O que pode ser a renda extra? Essa é a pergunta que eu sempre me faço e não tem uma resposta simples. Pode ser um segundo emprego, se você tiver tempo, uns bicos ou empreender. Como não possuo tempo disponível para acrescentar outra jornada de trabalho e bicos não surgem a torto e a direito, resolvi seguir o caminho do empreendedorismo. Já tive uns 3 projetos, dos quais o principal parâmetro de escolha era o de capital inicial mínimo ou muito pequeno, no intuito de não perder dinheiro e sim criar formas de receitas adicionais. Infelizmente, ainda não posso dizer que obtive sucesso em algum deles, quem sabe um dia. Enquanto isso, vou tendo idéias, anotando e tentando colocá - las em prática, pois, afinal, não dá para abraçar o mundo de uma só vez.


Grande abraço,

PR.

6 comentários:

  1. Excelente Post, gostei dos passos, Investir em você, Diminua seu custo de vida, Obtenha bons rendimentos, Aumente os Aportes.

    O caminho é mesmo esse, para o sucesso.

    Claro que há exceções, pessoas que inventam coisas fantásticas.

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! É isso mesmo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post! Tenho umas ideias de empreendedorismo mas nunca pus elas em prática/papel. Vou fazer que nem você e partir pra ação. Abçs

    ResponderExcluir
  4. Pirata, só não cumpri o passo número 1... rsrsrs.
    Parabéns pelo post.
    Abraço.

    ResponderExcluir