segunda-feira, 10 de julho de 2017

De volta às origens - Parte Final - Deixando a Matrix

Tripulação do milhão, hoje continuo a série que chamei de De Volta às Origens, que conta um pouco da minha história e um pouco de como eu fui mudando ao longo do tempo. Olhando para trás, vejo que esse processo um tanto me orgulha porque mostra que estou evoluindo, mas também percebo que tenho muito o que melhorar sempre. É para frente que se olha!

Divorciado e gastando como se ainda obtivesse o mesmo nível salarial resultante do meu salário e da minha ex, acabei ficando no negativo e pedi ajuda aos meus familiares e amigos. Devi a 5 pessoas diferentes, uma delas sendo minha namorada, e ainda fui viajar..rs Impressionante a mentalidade das pessoas gastadoras não é mesmo? Agradeço por naquela época, estas pessoas terem condições de me ajudar e naquela situação descobri que tem amizade de verdade mesmo. Valeu, meu amigo, por ter me emprestado aquela grana quando eu muito precisava. Obrigado.

Era então o fundo do poço para o Pirata, financiamento de casa, carro, dívidas e troca de emprego. Fiquei um mês parado sem receber nada. Às vezes, uma situação dessa pode ser algo positivo na vida de uma pessoa, que foi o que aconteceu comigo. Parei de gastar para pagar as dívidas, ia amortizado e também juntando um dinheirinho para pagar o carro, até que essa grana foi o suficiente para quitar totalmente o empréstimo do automóvel. Defino aí o ponto de guinada da situação. O valor que antes era destinado para o pagamento das parcelas do veículo, agora era usado para o pagamento das outras dívidas, que rapidamente foram se extinguindo. Estreei no Tesouro Direto, com uma insegurança que hoje vejo refletida em muitas pessoas que só sabem o que é a poupança e vem conversar comigo. Fui formando aos poucos um colchão de liquidez. Assinei um pacote de análise de Investimentos e comecei a estudar.

A Carteira do Pirata estava cheia...de ar.


Comprei meus primeiros papéis de ações no primeiro trimestre de 2016, com base em indicações de analistas. É a melhor escolha? Não, mas era o que podia fazer com o pequeno entendimento que tinha. Fui convencido a ser mais técnico do que fundamentalista, e vendi meus papéis uns meses depois. Todos com boas valorizações porque vivíamos um rally na bolsa, alguns com 20 outros com 40 porcento. Fiz muito swing trade, foi o melhor timing possível porque era difícil perder dinheiro naquele momento, até que surgiu um Black Swan: A eleição do Trump. Os investidores enlouqueceram, os papéis desabaram. Por sorte não tive prejuízo, foi sorte mesmo. Cometi um erro de operação e acabei montando posição no sentido contrário ao que queria. Naquele dia ganhei dinheiro, mas o IBOV já não apresentava tendência clara de alta e sim uma lateralização. Resolvi ficar de fora até que visse sinais mais claros de uma retomada da tendência anterior, nesse período, ouvi uma entrevista de um cara que sigo e admiro a algum tempo e ele se mostrava contra a análise técnica quando se fala em acúmulo de patrimônio. Refleti muito sobre aquilo nos dias seguintes e vi que de certa forma, ele tinha razão. (Leitor, se você é trader e acha que é uma boa estratégia, siga-a. Tenho muitos amigos que investem e se baseiam em análise técnica. Eu os respeito mas sigo com o que parece ser a melhor opção para mim. Não tenho como objetivo nesse artigo defender meu ponto de vista, já que esta é uma discussão, além de longa, muito antiga.)
Me engajei então num estudo fundamentalista, me uni a grupos que pensavam da mesma forma e continuo investindo desta maneira de lá para cá. Fui buscando conhecimento e aprendendo por meio da melhor ferramenta dos últimos tempos, a Internet. Não posso deixar de citar que a Finansfera contribuiu em muito para todo esse constante aprendizado e a forma de retribuição que encontrei foi me tornar mais um nesse grupo de grandes pessoas, na esperança de que possa contribuir com o pouco que sei com todos os que almejam alcançar a independência financeira.


Muito obirgado pessoal...Vlw!


Fica por aqui a série De volta às origens. Espero que tenham gostado!

Abraços,

PR.

8 comentários:

  1. Pirata, pra quem estava com dívida, seu patrimonio e mudança de postura é de se admirar! parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Encontrei o caminho da luz PJ...kkk
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. parabéns pela virada... concordo com o pobre japa, vc mudou de mentalidade muito rápido... e a carteira já está bem gorda!

    bons ventos!
    PD7

    ResponderExcluir
  4. Vlw PD7! Me esforçando para correr atrás do prejuízo! Tem colega meu já alcançando a IF e pensando em se aposentar com menos de 30! Hahaha

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo patrimônio e pela história Pirata!

    Seu patrimônio está crescendo muito bem!

    Vi uma postagem sua que você resolveu vender um imóvel que está alugado. Também estou no mesmo dilema, tenho um imóvel que o aluguel paga integralmente a prestação (fica quase no zero a zero, não tenho lucro por enquanto), mas estou pensando seriamente em vendê-lo e aplicar o dinheiro no mercado financeiro. É uma decisão difícil...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Fala SM, blz? Vou dizer aqui o porque dessa decisão primeiramente. (Devo detalhar melhor num próximo post. Obrigado pela ideia! rsrrs)

    O imóvel em questão foi adquirido como bem de consumo, não tendo levado em consideração o retorno em cima do capital gasto, de maneira que essa relação não é interessante.
    O valor do aluguel não cobre a parcela do financiamento, logo tenho que tirar do meu bolso em torno de uns 3000 reais para pagamento dos juros e amortizações.
    Por mais que o apartamento seja excelente, ele não é situado na cidade em que moro hoje e possui um valor altíssimo de condomínio, o que tira a minha vontade de morar nele nas próximas décadas.

    Provavelmente, esses motivos descritos não são os seus. Essa decisão deve levar em consideração as expectativas da carteira ao longo prazo, uma vez que você possa querer diversificar um patrimônio robusto com imóveis num futuro mais distante. Deve pensar com muito carinho nessa escolha, não sei o que faria no seu lugar, mas optar por girar patrimônio já é uma opção que de cara sai em desvantagem, porém outros parâmetros devem ser observados, como a expectativa de valorização da propriedade e do recebimento dos aluguéis, seriam os FIIs mais interessantes? Não se esqueça que deve levar em consideração o IR também em cima dos aluguéis (Vantagem dos FIIs nesse caso).

    Abçs,

    Boa escolha!

    ResponderExcluir
  7. Fala Pirata, excelente passo para sair da roda dos ratos da matrix. Te adicionei na lista de amigos, depois me da essa moral aí !! Sucesso !! Forte abraço !

    ResponderExcluir
  8. Fala Rato! Acabei de te adicionar no meu blogroll vlw!

    ResponderExcluir