segunda-feira, 3 de julho de 2017

A carteira do Pirata - Junho de 2017


Olá amigos!

O mês de junho trouxe algumas alegrias mas também algumas tristezas no âmbito financeiro. Mesmo ficando 50% do tempo a mais em casa, consegui reduzir os meus gastos com cartão de crédito. Motivo de alegria saber que o custo de vida vem se reduzindo. Existem coisas que apenas se tornam simples depois de conseguir aplicá-las. Tenho dirigido mais tranquilo e aprendendo a cozinhar para deixar de gastar com gasolina e restaurantes. Antigamente gostava de pisar fundo no acelerador e ouvir o motor roncar. Era ótimo, mas no Brasil essa brincadeira fica cara. Hoje tenho dirigido na maciota e chego do mesmo jeito. Não tem porque querer ganhar 15 minutos de tempo e gastar muito mais. 

Outro ponto positivo desse mês, foi que caiu um dinheiro de umas horas extras que fiz no mês passado e pude dar um gás no aporte. Quem dera fosse sempre assim. Receita maior + despesa menor = caminho da independência financeira. Tudo isso sendo complementado com bons rendimentos... Porém é aí que reside parte do meu descontentamento. Esse mês obtive rentabilidade negativa com a desvalorização de alguns papéis, mas é nessas horas que nos mantemos aos fundamentos e nos motivos pelos quais decidimos comprar cada ativo. 

Vamos aos números:

Aporte do Mês


12.800 reais! Aportei desta vez em 2 FIIs: FIGS11 e MFII11. Vale lembrar que o RMG do FIGS vai até abril de 2019 e que os dados dos relatórios de MFII não são muito transparentes mas confesso que fiquei tentado pelos altos aluguéis e achei que vale a pena arriscar.

Mês com contracheque recheado é assim.

Distribuição da Carteira


1- Renda Fixa: R$ 68.291,62 distribuídos em NTNBs, Selic e Debentures.

2- FIIs: R$ 38.092.52 distribuídos em: AEFI11, FEXC11, BBRC11, BBPO11, BRCR11, VRTA11, FIGS11e MFII11.

3- Ações: R$ 27.790,50  distribuídos em: WIZS3, LREN3 e CIEL3.

4-Fundos de Investimentos: R$ 35.542,86

Total: R$ 169.717,55



Distribuição percentual dos Ativos


1- Renda Fixa: 40,24%

2-FIIs: 22,44%

3- Ações: 16,37%

4-Fundos de Investimentos: 20,94%

Imóvel


Venho pagando um financiamento absurdo desde 2014, da época em que ainda era casado. Esse valor não sai exatamente do meu bolso porque ele está alugado hoje. Há uns 2 meses atrás decidi fazer um teste de mercado e coloquei o imóvel para venda em anúncios pela Internet, como o retorno foi positivo resolvi pedir o apartamento de volta ao inquilino e dei um prazo de 90 dias que eu considero mais do que suficiente para que ele possa programar sua mudança, enquanto isso vou aguardando e levando os interessados para visitar a propriedade.



Rumo aos 200k!

Abraços a todos,

Pirata Rico.

3 comentários:

  1. Pirata, sou iniciante em investimentos, Tenho aprox.500 temers por mês para "investir". Já tenho reserva de emergência. Abrir conta na socopa. Mas gostaria de apreender a investir em FII's. Me dá uma dica. abraço pirata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Anônimo! Antes de mais nada quero deixar bem claro que não possuo qualquer certificação (por enquanto) para indicar ativos e não sou profissional na área. Isso aqui é apenas um papo entre amigos....
      Fico muito feliz em saber que você já possui sua reserva de emergência, quando estamos num contexto em que a maioria do povo brasileiro ainda não possui.
      Uma carteira de FIIs boa para mim é uma carteira bem diversificada, pois os FIIs em si já tendem a estar expostos às variáveis econômicas da mesma forma, tendo uma menor diversificação do que uma carteira de ações. Já tive como meta 12 FIIs diferentes em minha carteira, porém dada à dificuldade de encontrar ativos que estejam dentro dos meus critérios, reduzi esse número para 10.
      Segue uma lista de itens, que a meu ver, devem ser observados durante as escolha dos fundos: Tipo do fundo (papel ou tijolo); Setor do fundo (Hotel, laje, Shopping....), Valor médio dos aluguéis, Existência ou não de RMG, Inquilinos, Vacâncias, Amortizações e gráfico de cotações do papel.
      Não atual conjuntura econômica, acredito ser necessário apenas um FII de papel na carteira, como forma de diversificação, embora eu possua 2.
      Abraços,
      PR.

      Excluir
    2. Obrigado PR! Vou estudar mais. Continua postando! Abração!

      Excluir